AR Corte a Laser: Especialistas em Dobra de Chapas de Metal. - Manja tudo de metal? Conheça AR Corte a Laser e Dobra de Metais!

Ir para o conteúdo

Dobra de Metais

Dobra - Processo e Métodos

Dobra livre


Na dobra livre, a peça é pressionada na matriz sem pressionar as paredes da matriz. Enquanto a matriz se desloca para baixo, a aba da peça é dobrada para cima e então é formado um ângulo. Quanto mais a peça for pressionada na matriz, mais agudo fica o ângulo. Entre o punção e a matriz é formado um espaço livre. Na dobra livre, diz-se que o procedimento é conforme o trajeto. Para cada ângulo é necessário um trajeto específico. O comando da máquina calcula esse trajeto e ao mesmo tempo a força de prensa correspondente. O trajeto e a força de prensa dependem das ferramentas e das propriedades do material e do produto (ângulo, comprimento).

NOSSO CORTE E DOBRA

A AR Corte a Laser oferece também prestação de serviço de dobra em chapas com espessura diversos mm utilizando máquina de Dobra CNC de até 300 Toneladas* por 3.0 metros de comprimento, executado por profissionais altamente qualificados, para melhor desempenho ao atendimento ao cliente
Dobra com estampa na matriz

Na dobra com estampa na matriz, o punção pressiona a peça totalmente na matriz de maneira que entre a matriz, peça e punção não haja um espaço livre. Esse processo é chamado de forma circular. Punção e matriz devem ser totalmente compatíveis. Por isso é preciso um conjunto de ferramentas próprio para cada ângulo e forma. Se a peça for pressionada totalmente, o punção não pode mais se mover para baixo. O comando da máquina aumenta a força de prensa até que o valor predefinido seja alcançado. Com isso a pressão na peça aumenta e ela fica com os contornos do punção e matriz. Sob alta pressão, o ângulo se estabiliza de modo que a resiliência seja praticamente toda resolvida.
Dobra e pressão

Os cantos de chapa muitas vezes são completamente curvados, por exemplo, as bordas de nesting. Os ângulos da dobra ficam paralelos uns aos outros. Com isso, a peça pronta fica mais estável ou cria uma proteção contra canto. As dobras também são necessárias para suspender uma outra peça nela. A dobra e a pressão são feitas em duas etapas: na primeira etapa, o operador dobra um ângulo de 30°. Por fim, ele insere a peça novamente e pressiona o ângulo. A dobra é quando se forma uma folga entre os ângulos da dobra. Ao pressionar, os ângulos da dobra ficam totalmente pressionados uns aos outros. A dobra depende do trajeto. A pressão depende da força.
Dobra basculante

O braço oscilante integrado às máquinas é formado por um perfil em C no qual a ferramenta de dobra superior e inferior são montadas. Durante a dobra, o perfil em C se movimenta para cima e para baixo e faz um movimento elíptico. As máquinas de dobra oscilantes trabalham semi-automaticamente e se destacam principalmente pela velocidade e flexibilidade, especialmente em quantidades de peças pequenas. Com a tecnologia de dobra oscilante, é possível dobrar diferentes tamanhos de raios em um componente com a mesma ferramenta de maneira produtiva.

Colaboradores qualificados são comprometidos com a produção de peças de excelência na funcionalidade, e os maquinários auxiliam na execução dos planos do cliente. Tudo de acordo com o perfil e necessidades previamente analisados para que sejam perfeitamente atendidos.

Calculo de forca dobradeira
(11) 98221-4804 | (11) 95267-0157
MENU
Desenvolvido por StandUpWeb
Voltar para o conteúdo